top of page
7.png

Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, MD, Ph.D.

Marcus Lacerda.png

é especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas & Maria Deane – Fiocruz Amazônia, médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB).

 

Seus principais focos de pesquisa são: malária, HIV, histoplasmose, arboviroses, acidentes ofídicos, covid-19 e outras doenças emergentes. Suas contribuições mais recentes à inovação em saúde pública foram a implementação de profilaxia pré-exposição (PrEP) oral ao HIV, a implementação de tafenoquina em dose única para a cura radical de malária vivax, e a implementação da coleta de tecidos post mortem (MITS) para estudo de causas de morte, todos pioneiros na Amazônia Brasileira. 

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) (1999), residência médica em Infectologia pela FMT-HVD (2002) e doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília em parceria com a Universidade de Nova York (NYU) (2007).

Projetos vigentes

bottom of page