CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA EM ENVENENAMENTO POR ANIMAIS (CEPCLAM)

O Centro de Pesquisa Clínica em Envenenamento por Animais (Cepclam) dedica-se ao estudo dos problemas relacionados aos envenenamentos ofídico, escorpiônico e por outros animais sob os prismas clínico, toxicológico e ambiental.

 

Principais área de pesquisa:

 

  • Fisiopatogenia dos acidentes: estudo da imunidade local e sistêmica nos acidentes botrópicos;

  • Distúrbios de coagulação: explora as alterações dos hemostáticas e o papel da inflamação nas manifestações hemorrágicas a partir de amostras clínicas;

  • Carga de doenças pesquisa o número de envenenamentos, complicações agudas e sequelas ocorrem nas áreas remotas, onde a população tem acesso limitado ao antiveneno;

  • Estudos econômicos: Importante foco de pesquisa do grupo, levando em consideração os custos anuais associados ao ofidismo na Amazônia.

 

Atualmente, a principal meta do grupo é a criação de procedimentos operacionais e a validação de protocolo simplificado no manejo de acidentes ofídicos, a fim de permitir a descentralização destes atendimento na Amazônia Brasileira.

 

A perspectiva é que a implementação deste tipo de protocolo possibilitará a diminuição de tempo na administração de antiveneno, impactando diretamente na sobrevida das vítimas; bem como nos custos que o manejo destes pacientes representa ao sistema público de saúde.

 

Colaborações com outras instituições:

 

  • Rede de Ofidismo da Amazônia (ROdA): Rede criada em 2013 a fim de identificar lacunas na pesquisa em ofidismo. É liderada por pesquisadores da FMT-HVD e do Instituto Butantan. 

      A primeira ação da ROdA foi a proposta “Fortalecimento de programas de pós-graduação na Amazônia e na Extra-Amazônia, com ênfase em                envenenamentos ofídicos: uma estratégia de formação de pessoal e interdisciplinaridade”.

      O projeto previu a formação conjunta e multidisciplinar de mestres e doutores que atuem nos problemas relacionados ao envenenamento ofídico          sob os prismas clínico, toxicológico e ambiental. Participam os programas de pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT) em Toxinologia do             Instituto Butantan e em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

  • Instituto Clodomiro Picado, Costa Rica: Centro de pesquisa ligado à Universidade da Costa Rica, responsável pela produção de antiveneno e pesquisa científica em ofidismo. 

  • Universidade da Virgínia (UVA), EUA: O departamento Microbiologia, Imunologia e Biologia do Câncer é o maior departamento da Universidade da Virgínia e dedica-se à pesquisa nas áreas de biologia básica e doenças que afetam o homem.

COORDENAÇÃO

Diretor de Ensino e Pesquisa FMT-HVD

Coordenador Cepclam/IPCCB

Pesquisador 

WUELTON MONTEIRO

Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).