O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) é um grupo de pesquisa interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional dedicado ao estudo das principais doenças infecciosas na Amazônia Brasileira.

Inaugurado em 21 de agosto de 2017, o IPCCB é mantido e patrocinado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), fazendo parte da sua estrutura. Os recursos para a construção da infraestrutura física foram um financiamento do Ministério da Saúde do Brasil, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Fundo de Promoção Social (FPS).

Atualmente o Instituto funciona como um consórcio firmado pela FMT-HVD com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia). As principais linhas de pesquisa são: malária, arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites, tuberculose, acidentes por animais peçonhentos, entre outros agravos relevantes para a população da Amazônia.

SOBRE O INSTITUTO.

Foto: Acervo da família

CARLOS BORBOREMA

O nome do Instituto é uma homenagem ao médico infectologista Carlos Augusto Telles de Borborema. Na década de 1970, Borborema criou, com o também médico Heitor Vieira Dourado, uma enfermaria para tratar pacientes com doenças tropicais infectoparasitárias no então Hospital Getúlio Vargas.

 

O trabalho desenvolvido pelos médicos foi o embrião para a criação do Hospital de Moléstias Tropicais, que depois se transformou na atual  Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). 

 

O médico, natural de Belém/Pará, foi professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuou como secretário de saúde do Estado do Amazonas por duas vezes, além de ter sido diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (2001-2003) e da Faculdade de Medicina da Ufam (2002-2006).

 

Carlos Borborema faleceu em 2017, aos 85 anos.

 
 

Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).