reprieve logo.png

O Estudo Randomizado para Prevenir Eventos Vasculares em HIV (REPRIEVE), do inglês Randomized Trial to Prevent Vascular Events in HIVé o primeiro ensaio clínico randomizado em larga escala a testar uma estratégia para prevenção de doenças cardíacas em pessoas vivendo com HIV. O REPRIEVE está testando se uma dose diária do medicamento Pitavastatina (estatina) reduz o risco de doença cardíaca entre indivíduos vivendo com HIV.

As complicações e mortes relacionadas à AIDS estão diminuindo, enquanto as doenças cardíacas entre as pessoas com HIV estão emergindo como um importante problema de saúde pública. Isso está acontecendo apesar do tratamento eficaz para o HIV. Pessoas com HIV são 50 a 100% mais propensas a desenvolver doenças cardíacas – isso inclui ataque cardíaco e derrame – em comparação com pessoas que não têm HIV. O aumento da inflamação crônica relacionada ao HIV pode estar contribuindo para o aumento do risco de doença cardíaca.

Em pessoas sem HIV, os medicamentos com estatina reduzem o colesterol e previnem doenças cardíacas. Em estudos menores entre pessoas com HIV, as estatinas também diminuíram a inflamação. O REPRIEVE busca avaliar esses achados em estudo com maior número de pessoas com HIV. 

O REPRIEVE inscreveu mais de 7.500 pessoas com HIV em mais de 100 centros clínicos em 12 países. O estudo está sendo conduzido através da AIDS Clinical Trials Network e muitos outros locais aprovados pela NIH Division of AIDS. A REPRIEVE inscreveu o último participante em 2019 e os participantes continuam a completar as visitas de acompanhamento. Em Manaus, o estudo é conduzido na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), pelo pesquisador Dr. Marcus Lacerda.

Newsletter aos participantes
Clique para ler:

​Volume 7 | 2021

Volume 6 | 2021

Volume 5 | 2020

Volume 4 | 2019

Volume 3 | 2018

Volume 2 | 2017

Volume 1 | 2016


 

Fonte: reprievetrial.org