• Caroline Soares

Treinamento de Atualização em AHA por antimaláricos

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB/FMT-HVD), Marcus Lacerda, ministrou na manhã de hoje (11/3) o treinamento "Atualização em AHA por antimaláricos: investigação, diagnóstico e manejo", no auditório Dr. Luiz Montenegro. O evento foi voltado para profissionais de saúde da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Foto: Thiago Freire

O treinamento tem como objetivo atualizar e capacitar profissionais de saúde a identificar e tratar hemólise por antimaláricos. A ação é parte do apoio técnico-científico que o IPCCB oferece na implementação de duas novas ferramentas para o controle e tratamento da malária vivax, o teste rápido (TR) de G6PD e o uso da medicação tafenoquina, através do Estudo Trust.

Novo medicamento para malária é aprovado pela Anvisa

Lacerda também fez uma atualização sobre a terapêutica do novo Guia de Tratamento da Malária no Brasil lançado pelo Ministério da Saúde. A elaboração do novo guia contou com a participação dos pesquisadores do IPCCB Marcus Lacerda e Maria das Graças Alecrim, além do pesquisador colaborador do IPCCB, André Siqueira; e colaboração de Wuelton Monteiro e Diego Brito.

Guia de Tratamento de Malária do Brasil

Marcus Lacerda é coordenador do Centro Internacional de Pesquisa Clínica em Malária (Cipclim/IPCCB).


Foto: Thiago Freire

Foto: Thiago Freire




Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).