top of page

Publicação apresenta dados sobre viabilidade de PrEP na América Latina

O IPCCB/FMT-HVD, em Manaus, foi um dos 28 centros de pesquisa a recrutar e acompanhar voluntários entre 2018 e 2021. O início imediato de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) oral diária é uma estratégia viável na América Latina. É o que aponta resultados do estudo ImPrEP publicados em 21 de dezembro na The Lancet HIV, conceituada revista científica. O projeto ImPrEP, realizado no Brasil, Peru e México de 2018 a 2021, teve como objetivo central avaliar a viabilidade da oferta imediata de PrEP oral diária nesses três países. Gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e transexuais formam as populações-chave deste estudo por enfrentarem maior estigma e discriminação, além de maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, em um único comprimido, de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz e oferece grau de proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomada regularmente. Ao todo, 28 centros de pesquisa conduziram o estudo nos três países participantes. O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), foi um dos 14 centros de pesquisa brasileiros a recrutar e acompanhar voluntários, sob liderança do médico infectologista e pesquisador Marcus Lacerda. Foram incluídos 9.509 participantes, sendo 3.928 no Brasil, 3.288 no México e 2.293 no Peru. Destes, 94,3% HSH e 5,7% travestis e mulheres trans, a maioria entre 18 e 30 anos. De acordo com a publicação, também é preciso que os determinantes sociais e estruturais de vulnerabilidade para o HIV sejam considerados e abordados para a plena realização dos benefícios da PrEP. Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.


PrEP em Manaus

Os interessados em utilizar a PrEP podem encontrar mais informações sobre a medicação e onde buscar atendimento em Manaus em www.prepmanaus.com.br


Imagem: canva pro


bottom of page