PrEP injetável - IPCCB marca presença em Reunião de Investigadores do estudo PURPOSE-2

O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, marcou presença na Reunião de Investigadores do estudo PURPOSE-2, realizada ontem (10/11), no Rio de Janeiro/RJ.

Da esquerda para a direita: Wanessa Pessoa, Alex Martins, Maria Paula Mourão, Lucas Brito e Arlene Pinto.

PURPOSE-2 é um estudo internacional de profilaxia pré-exposição (PrEP) injetável que avaliará a eficácia do medicamento lenacapavir (LEN) na prevenção do risco de infecção pelo HIV. Diferente da versão oral, que precisa ser tomada diariamente, os participantes do estudo receberão o medicamento em teste em intervalo de seis meses. No Amazonas, a pesquisa é liderada pelo médico infectologista Marcus Lacerda. O IPCCB foi representado pela pesquisadora e médica infectologista Maria Paula Mourão, pela médica Arlene Pinto e pela coordenadora de pesquisa Wanessa Pessoa. Também fizeram parte da comitiva os enfermeiros e educadores de pares Lucas Brito e Alex Martins, membros do Comitê Educadores de Pares do IPCCB, responsável pelo recrutamento e retenção dos participantes do estudo.

"Garantir a representatividade do Amazonas e da população LGBTQIA+ em estudos internacionais é garantir que os resultados sejam aplicados com segurança na nossa população, respeitando nossas particularidades", destaca Mourão. Ficou a cargo da médica falar sobre a expertise do IPCCB/FMT-HVD na condução de pesquisa em HIV.


A triagem de participantes já iniciou na capital amazonense. Os voluntários devem ser maiores de 18 anos e ser homem cis ou trans; mulher trans ou travesti; ou pessoa não-binária que faça sexo anal receptivo. Outros critérios de elegibilidade serão avaliados durante a entrevista no centro de pesquisa. Os interessados devem entrar em contato pelo número (92) 98483-4210.