Pesquisadores do IPCCB participam de Simpósio da ABC

O encontro online será realizado amanhã (24), às 15h. Gisely Cardoso e Fernando Val apresentarão suas pesquisas.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) participam amanhã (24), às 15h (Horário de Manaus), do 8º Simpósio de Membros Afiliados da ABC - Academia Brasileira de Ciências. Gisely Cardoso de Melo e Fernando Val foram eleitos nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biomédicas, respectivamente; e, no encontro, apresentarão suas pesquisas. Em apresentação online, Cardoso falará sobre as“Dificuldades no diagnóstico e tratamento da malária por P. Vivax”. Val abordará os “Avanços no entendimento da COVID-19: contribuições de um grupo de pesquisa clínica do Amazonas”. Inscreva-se para acompanhar as apresentações (clique aqui!) Na oportunidade, além de Cardoso e Val, outros três pesquisadores apresentarão dias pesquisas. Confira aqui a programação completa.

Membros afiliados

Na categoria de afiliados são eleitos jovens pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, que farão parte dos quadros da ABC por um período de 5 anos, não renováveis. Os membros titulares elegem até 5 membros afiliados para cada uma das regionais da ABC.


Os membros afiliados, tradicionalmente, costumam ter suas cerimônias de posse associadas a simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas. Em 2020 e 2021, os eventos foram suspensos, devido à pandemia da COVID-19.


Além de Cardoso (2021-2025) e Val (2020-2024), outros dois pesquisadores do IPCCB já foram eleitos membros afiliados da ABC: Wuelton Monteiro (2017-2021) e Marcus Lacerda (2012-2016).


Com informações da Ascom ABC.