Pesquisador do IPCCB é eleito membro afiliado da ABC


Fernando Val. Foto: arquivo pessoal

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou ontem, 3/12, os novos membros eleitos para compor a ABC. Na categoria de membros afiliados, na área de Ciências Biomédicas, está o pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), Fernando Fonseca de Almeida e Val.


Para Val receber o reconhecimento pelo trabalho em pesquisa é muito gratificante.


Na categoria de afiliados são eleitos jovens pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, que farão parte dos quadros da ABC por um período de 5 anos, não renováveis. Os membros titulares elegem até 5 membros afiliados para cada uma das regionais da ABC.


Os novos membros afiliados, como Fernando Val, terão suas cerimônias de posse associadas à simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas. Já os Os membros titulares e correspondentes tomarão posse em maio de 2020, durante a Reunião Magna da ABC.


Sobre o pesquisador

Fernando Val é graduado em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em Doenças Tropicais Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Durante o doutorado Val fez período sanduíche na Barcelona Institute for Global Health, na Espanha.


É membro colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) atuando em projetos de pesquisa com cooperação nacional e internacional. Desde 2017, trabalha como fisioterapeuta na UTI da Unidade Hospitalar da FMT-HVD/Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) com pacientes acometidos por doenças infecto-contagiosas.


Atua ainda como membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (FMT-HVD/UEA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desde 2012 Val atua como coordenador de ensaios clínicos na área de medicina tropical em cooperação com instituições e empresas nacionais e internacionais.


Sobre a ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. A ABC atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.


Fonte: ABC.

Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).