Minidocumentário “Bora combinar” é exibido na 24ª Conferência Internacional de Aids

O minidocumentário “Bora combinar”, lançado em 2021 pelo Instituto de Pesquisa Carlos Borborema (IPCCB), foi exibido neste segunda-feira (01/08), na 24ª Conferência Internacional de Aids (Aids 2022), realizada em Montreal, no Canadá. O curta mostra as experiências de oito amazonenses com o uso da PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.

A exibição fez parte da programação cultural da Global Village, área da conferência dedicada a atividades culturais, como: exibições de filmes, esculturas, fotografia, pintura, performances ao vivo e feira de oportunidade voltadas ao tema central do evento.


“Nossa proposta foi dar visibilidade ao Norte do Brasil, especialmente ao Estado do Amazonas, pois quando a gente fala sobre prevenção e tratamento ao HIV, geralmente, as campanhas e a visibilidade não nos alcança, então é uma forma da região amazônica estar presente”, explica Gabriel Mota, educador de pares do Comitê de Educadores Comunitários (CEC) do IPCCB.


Mota foi responsável por representar o IPCCB na exibição do filme, que também contou com uma atividade inicial para discutir as barreiras e falas estigmatizantes no acesso à PrEP nos países e cidades dos espectadores. “Trazer o documentário para o evento também é mostrar que nós, enquanto IPCCB, estamos colaborando para a resposta global ao HIV/Aids, além de mostrar nossas identidades”.


Experiência pessoal

O tema central da conferência foi “Reengajar e seguir a ciência”, com o objetivo de discutir e definir futuras agendas de pesquisa, transformar as evidências científicas mais recentes em ação e traçar novas metas para o fim da epidemia de HIV como uma ameaça à saúde pública e ao bem-estar individual.


“Fazer com que as nossas comunidades se envolvam na busca por uma resposta efetiva ao HIV/Aids tem feito com que eu me sinta parte dessa construção global, enquanto homem gay que atual com educação em saúde para a comunidade LGBTQIA+”,

conta Mota. Para ele, é uma oportunidade para trazer informações e atividades que ajudem a pensar ações em Manaus e no Amazonas rumo a redução do impacto de HIV/Aids nas populações mais vulneráveis. “Saio fortalecido pela ciência e motivado a reengajar as ações na nossa região”.

Bora combinar

O filme faz parte de um projeto que busca fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre a PrEP, em Manaus, por meio da campanha "Bora Combinar", que foi integralmente construída a partir da contribuição de parceiros, educadores de pares e representantes da comunidade LGBTQIA+, buscando aproximar e levar conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


Materiais educativos para as redes sociais, panfletos sobre ISTs, podcast e outdoors espalhados pela cidade, são algumas das ações desenvolvidas pelo projeto. Também foi criado o website www.prepmanaus.com.br.



ASSISTA O DOCUMENTÁRIO BORA COMBINAR:


Fotos: Arquivo pessoal.