• Caroline Soares

IPCCB marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS com pesquisa da vacina preventiva contra o HIV

Em Manaus o pré-cadastro é realizado em www.ipccb.org/precadastro

1º de dezembro marca a comemoração anual do Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Enquanto a comunidade científica global está focada nos esforços para pôr fim à pandemia da COVID-19, também continua trabalhando na luta contra o HIV, incluindo a busca pelo desenvolvimento de uma vacina preventiva contra o HIV.


Desde que a epidemia de HIV começou há quase 40 anos, cerca de 32.7 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS. Hoje, 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com HIV e em 2019 (o último ano para dados disponíveis) houve 1.7 milhões de novas infecções por HIV 1. No Brasil, foram 41.909 novos casos de HIV.

O estudo Mosaico é atualmente o ensaio clínico mais avançado do mundo avaliando um estudo regime de vacina preventiva contra o HIV. O Mosaico começou nos Estados Unidos em novembro de 2019 e agora está sendo realizado em oito países de três continentes. O regime de vacina experimental sendo testado no estudo foi desenvolvido pela Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson e seu consórcio de parceiros globais.


Os participantes do estudo Mosaico devem ser homens que fazem sexo com homens e/ou pessoas trans com idade entre 18 e 60 anos. Essas populações foram selecionadas porque são desproporcionalmente afetadas pelo HIV no Brasil. Todos os locais de teste do Mosaico estão seguindo protocolos de segurança rígidos para dar andamento ao estudo com segurança durante a pandemia da COVID-19.


Em Manaus, o formulário de pré-cadastro está disponível em www.ipccb.org/precadastro.


Sobre a Mosaico (HPX3002 / HVTN 706)

O estudo de fase 3 Mosaico tem como objetivo inscrever 3.800 homens que fazem sexo com homens e pessoas transgênero na Argentina, Brasil, Itália, México, Peru, Polônia, Espanha e Estados Unidos.


O Mosaico é liderado por uma parceria público-privada envolvendo a Janssen Vaccines & Prevention B.V., parte da Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson; o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos; o HIV Vaccine Trials Network (HVTN), sediado no Fred Hutchinson Cancer Research Center; e o U.S. Army Medical Research and Development Command (USAMRDC).


[1] UNAIDS. Global HIV & Aids statistics – 2020 fact sheet. Available athttps://www.unaids.org/en/resources/fact-sheet. Last access: November 2020.

Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).