IPCCB lança documentário sobre PrEP

O curta está disponível ao público no canal do youTube do IPCCB.


Na noite de ontem (29/7), em avant-premierè, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) lançou o documentário Bora Combinar. O curto conta histórias de oito pessoas com idades, profissões e orientações sexuais distintas, que relatam suas experiências com o uso da PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. O evento, realizado no Auditório Graça & Wilson Alecrim, foi apresentado pelos coordenadores do projetos, os médicos infectologistas, Marcus Lacerda e Maria Paula Mourão; e contou com a presença do diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Wuelton Monteiro, da diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia),Adele Schwartz Benzaken, da Coordenadora Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Vanessa Homobono e da chefe do Núcleo de Controle de ISTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cassia Castro.

Também estiveram presentes os entrevistados no documentário, equipes de saúde que trabalham com PrEP na FMT-HVD e na Clínica da Família Raimundo Frando de Sá, membros do Comitê de Educadores Comunitários (CEC) do IPCCB e do projeto Bora Combinar. Devido a pandemia da COVID-19 a premierè foi restrita a poucos convidados.

O documentário está disponível ao público no canal do youTube do IPCCB. A direção é do pesquisador Felipe Murta.


Bora combinar

O projeto busca fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre a PrEP, em Manaus. Para tal, a equipe desenvolveu a campanha "Bora Combinar", que foi integralmente construída a partir da contribuição de parceiros, educadores de pares e representantes da comunidade LGBTQIA+, buscando aproximar e levar conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


Materiais educativos para as redes sociais, planfletos sobre ISTs, podcast e outdoors espalhados pela cidade, são algumas das ações desenvolvida pelo grupo. Também fazem parte da campanha o website www.prepmanaus.com.br e um minidocumentário, que será lançado em breve. O projeto é financiado pela da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e conta com parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).