IPCCB e FMT-HVD recebem mural do artista plástico Buy Chaves


A arte pode ser um aliado no incentivo à saúde e bem estar da população. Unindo arte em um espaço de desenvolvimento científico e promoção à saúde, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) e a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) concluíram, nesta semana, um mural externo pintado pelo artista plástico Buy Chaves.


De acordo com o coordenador do IPCCB, o médico infectologista Marcus Lacerda, a obra possibilita que todos as pessoas que frequentam o espaço, sejam colaboradores do IPCCB e da FMT-HVD, participantes de pesquisa ou a população que busca atendimento na FMT-HVD, possam se sentir acolhidos e respeitados neste ambiente.


“O IPCCB recebe doações de várias artistas do Amazonas, comprometidos não apenas com a arte mas com o impacto que a arte tem na vida dos pacientes. Com alta circulação de voluntários de pesquisa no ambulatório de ensaios clínicos, é uma satisfação vermos a FMT-HVD receber um mural pintado pelo renomado artista catarinense, radicado em Novo Airão/ AM, Buy Chaves”, destaca Lacerda.



A psicóloga do ambulatório da FMT-HVD e do IPCCB, Sara Fernandes, explica que a arte tem efeito terapêutico, pois estímulos visuais, como uma pintura, ativam funções cognitivas no cérebro humano. “Olhar para aquela pintura nos reporta a momentos de leveza, de terapia. Ter esse ambiente dentro de uma instituição de saúde é benéfico pois ajuda a quebrar a ideia de perda e de sofrimento muitas vezes relacionada a esses locais, trazendo estímulos positivos para nós, trabalhadores, e para os pacientes e participantes de pesquisa”.


Equipe de enfermagem do IPCCB

O mural fica localizado na FMT-HVD, entre o prédio do IPCCB e da Bacteriologia, e pode ser apreciado por todos que frequentes as dependências dessas instituições.


O artista – O artista catarinense Buy Chaves, radicado em Novo Airão/AM, consolidou sua carreira no Amazonas com obras inspiradas pelos povos, ambientes e cores amazônicas.