• Caroline Soares

COVID-19: Estudo com corticoide é aprovado em chamada do CNPq

O estudo MetCovid, liderado pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB/FMT-HVD), Marcus Lacerda, foi comtemplado na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado da chamado foi divulgado na última semana.


A chamada visa apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas a COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves. De acordo com a divulgação dos resultados, 90 projetos de pesquisas do país foram classificados dentro dos limites orçamentários, totalizando cerca de R$ 45 milhões.


De acordo com Lacerda, o apoio através da chamada "é essencial para o desenvolvimento de pesquisas que possam gerar evidências científicas para o tratamento da COVID-19, além de possibilitar a aquisição dos equipamentos necessários, treinamento dos alunos de pós-graduação, entre outros".


A pesquisa MetCovid teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança do corticoide metilprednisolona em pacientes com sinais de síndrome respiratória aguda grave, no âmbito do novo coronavírus (SARS-CoV2). Este é um ensaio clínico, duplo-cego, randomizado e controlado com placebo. A inclusão de participantes no estudo já foi concluída; os mesmos continuam sendo acompanhados pela equipe de pesquisa até o dia 120 após início da participação, conforme protocolo de pesquisa aprovado. Para Wuelton Monteiro, Diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, o recurso veio em hora certa. "Além apoiar a geração de evidências científicas importantes, o recurso também vai propiciar a formação de novos pesquisadores através do financiamento direito ou indireto de pelo menos 2 teses de doutorado e 3 dissertações de mestrado", destacou.

Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).