• Caroline Soares

CEP aprova estudo clínico de esquema alternativo para o tratamento de HIV-1



O Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) recebeu aprovação hoje, 04/02, do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), para iniciar pesquisa clínica de esquema alternativo de tratamento de HIV-1.


O estudo visa demonstrar a eficácia não inferior no uso do esquema antirretroviral com combinação de dose fixa (CDF) de DTG/3TC em comparação com a continuação do esquema atual, o EARA. Participarão do estudo, ao longo de 48 semanas, 600 adultos com supressão viral vivendo com HIV-1, ou seja, indivíduos com carga viral indetectável.


De acordo com o patrocinador do estudo, a empresa britânica ViiV Healthcare, o esquema com dois fármacos (DTG/3TC) proposto no estudo tem robusta atividade antiviral, alta barreira à resistência, baixo potencial de interações medicamentosas (IMs) e pode ser administrado em dose única, uma vez ao dia. Entre os principais benefícios previsto pela pesquisa estão a redução do custo do esquema de tratamento, que deve ser tomado por toda a vida, além de minimizar toxicidades de longo prazo.


Antes do início do estudo, o Instituto passará por fase de "ativação", que deve ocorrer em duas etapas: visita de iniciação e treinamento realizado pela companhia farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK); e recebimento de suprimentos necessários para o estudo.


Esse é um estudo multricêntrico internacional do qual participam 17 países. Além do IPCCB/FMT-HVD outros nove centros de pesquisa brasileiros também conduzirão o estudo. No IPCCB, o pesquisador principal do estudo é o infectologista Marcus Lacerda.


A pesquisa intitulado "Estudo de Fase III, Randomizado, Multicêntrico e Aberto de Não Inferioridade para Avaliar a Eficácia, a Segurança e a Tolerabilidade de Substituição para Regime Combinado de Dolutegravir/Lamivudina em Dose Fixa em Pacientes HIV-1-Positivos Virologicamente Suprimidos" é patrocinada pela empresa britânica ViiV Healthcare, com apoio da Pharmaceutical Product Development (PPD) e da GSK na condução deste estudo.


Glossário

CDF: Combinação de dose

DTG: Dolutegravir (medicamento)

3TC: Lamivudina (medicamento)

EARA: Esquema antirretroviral atual

Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).