• Caroline Soares

1° Webinar projeto TRuST


O estudo TRuST realizará sua primeira série de webinários na próxima semana, nos dias 28 e 29 de setembro. Podem participar do encontro médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos da assistência e outros profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento da malária.


O webinário é uma realização do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) e da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e será ministrado pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB/FMT-HVD), Dr Marcus Lacerda.

Os interessados devem fazer inscrição online em apenas um dos dias disponibilizados abaixo.

Após a inscrição o participante receberá um email com instruções para acesso.

28/9 às 16:30 – link para inscrição - https://redcap.link/webinartrust

ou

29/9 às 15:00 – link para inscrição - https://redcap.link/cadastrowebinar29


Atividades prevista no cronograma do evento: atualização sobre as principais mudanças inseridas no novo Guia de Tratamento da malária no Brasil (Ministério da Saúde/2020), com foco na investigação, diagnóstico e manejo da AHA (Anemia Hemolítica Aguda) por antimaláricos, diálogo e o compartilhamento de informações acerca da estratégia de implementação piloto das novas ferramentas entre os atores envolvidos na pesquisa e implementação de políticas públicas sobre malária vivax.


O projeto TRuST visa avaliar a viabilidade de implementar duas novas ferramentas para o tratamento da malária vivax no Brasil: a Tafenoquina e o teste de G6PD. Para isso, os municípios de Manaus-AM e Porto Velho - RO, a partir de recomendação do Ministério da Saúde (MS), irão adotar o uso de um teste quantitativo de G6PD antes da cura radical de P. vivax (Primaquina ou Tafenoquina) e a Tafenoquina como tratamento de primeira escolha para pacientes maiores de 16 anos durante 1 ano. Após esse período, os resultados gerados subsidiarão a decisão do Ministério da Saúde quanto a incorporação dessas novas ferramentas no Sistema Único de Saúde (SUS).


Links e Serviços

Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro.

Manaus - Amazonas - Brasil - 69040-000

 

+55 (92) 2127-3555 

De segunda a sexta-feira: 8:00 às 17:00hrs

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Flickr - Círculo Branco

© 2020 por Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB).